Lembra
os planejamentos que você tinha para a sua carreira? Muitas pessoas sonham com
caminhos profissionais que se concretizam e há outros que encontram novas
oportunidades e também se dão bem. Na verdade não importa qual o caminho foi
escolhido para a sua jornada profissional, o importante mesmo é gostar do que
faz. E aí, você gosta do seu trabalho?
Antigamente, as pessoas enxergavam um emprego
apenas como meio de suprir as suas necessidades, mas a constante alta da humanização
das relações trabalhistas fez com que a satisfação e o bem-estar no ambiente de
trabalho tornassem-se um quesito importante. Várias pesquisas feitas ao redor
de todo o mundo mostram que pessoas felizes produzem mais e com qualidade
superior aos que “trabalham por trabalhar”.
Conhece aquele dito popular: “Faça aquilo que gosta
e não terá de trabalhar um único dia na sua vida”? Cada vez mais esta máxima
ganha força no mercado de trabalho. Um profissional que se satisfaz em seu
trabalho se automotiva e encontra em si a necessidade de apresentar e querer
cada vez mais resultados. O profissional feliz com seu trabalho não se importa
com o começo de cada dia e faz com que o seu dia a dia profissional não se
torne uma rotina.
O especialista em gestão de tempo e produtividade e
CEO da Triad OS, Christian Barbosa, listou 9 atitudes que indicam se você está
vivendo uma vida profissional que não queria. Confira na sequência e caso se
identifique com muitas atitudes, talvez seja a hora de trocar de emprego:
1-
Você odeia segunda-feira
O final dos domingos se tornam verdadeiros martírios, pois você já se lembra do
início de uma nova semana de trabalho. Ao acordar nas segundas-feiras você
pensa na vontade de fazer tantas coisas, menos trabalhar.
2- Reclamar pra você é normal
Tudo se torna motivo para reclamar, frio, calor, sol, chuva, muito trabalho,
pouco trabalho. Sem um por que específico, tudo, absolutamente tudo está
errado.
3- Você já chega querendo ir embora
8h05 da manhã e você só pensa na hora de ir embora e se livrar de tudo o que
tem para fazer. Você pode até ter feito muito pouco durante a sua jornada de
trabalho, mas ao final do dia se sente totalmente esgotado.
4- Não reconhece o limite entre pessoal e profissional
Pagar uma conta, pesquisar algo para o seu TCC, suas redes sociais, tudo é mais
importante que o seu trabalho. No seu emprego pode até ser permitido fazer tudo
isso, mas você não tem mais bom senso.
5- Foco?
Você perde o seu foco com extrema facilidade, o que antes podia ser feito em
uma, duas horas, passou a ser executado em um dia inteiro de trabalho.
6- Não consegue mais se divertir
Você passa a semana aguardando o final de semana, mas ele chega e você só quer
descansar. E até descansar não é tão mais confortável. Você vive ocupado, mas
não sabe com o quê.
7- Está faltando algo
A sensação de que algo não está no lugar certo é
normal para você. Não precisa saber o quê, nem o porquê, está faltando algo que
está lhe impedindo de crescer.
8- Você não possui metas
Ok, as suas promessas de ano novo foram fielmente traçadas, mas todo ano é a
mesma coisa, antes mesmo do meio do ano, você se sente perdido, sem motivação e
sem nenhum desafio a ser enfrentado.
9- O futuro não lhe interessa
Você está vivendo no automático, passam-se dias, meses e anos e você não
conseguiu alcançar objetivos, nem mesmo chegou a planejá-los. Pensar no hoje é
o necessário para você.
E aí, descobriu se você gosta ou não do seu trabalho?
Fonte: Artigo publicado no portal
Carreira&Sucesso da Catho Online.