E a
gente se envolve na aventura da Comunicação e da Educação e não consegue parar
mais. Porque as referências vão mudando muito rapidamente neste mundo em modo
beta perpétuo, como ensina o professor Silvio
Meira.
O Efeito Borboleta é mais do que uma possibilidade Matemática. Trata-se da
transformação do que há no que não havia e passa a ser - em escala - aqui,
agora, tudo junto, misturado e ao mesmo tempo. Explico: faz duas semanas que eu
estou envolvida com a produção de um conteúdo sobre o qual eu falarei amanhã,
durante o 2º Encontro de
Educação dos Fundos de Pensão, evento que será realizado pela Associação
Brasileira dos Fundos de Pensão.
Como tudo que faço, trabalhei no planejamento do conteúdo, lapidei, testei. Tem
sempre alguém querido que se dispõe a colaborar como "cobaia" no
processo. Testei a estrutura do conteúdo com o professor Nivaldo Cândido de Oliveira,
com quem desenvolvo vários projetos educacionais. O resultado do teste tem
margem de erro, é claro! Mas eu consigo sentir se faz ou não sentido aquilo que
me proponho a compartilhar. E, por mais que o trabalho me pareça acabado,
sempre penso nas lições dos professores Gil Giardelli e Silvio Meira: precisamos de novos mapas mentais para
nos localizarmos neste mundo em modo beta perpétuo.
Por causa da teoria instigante - de Silvio
Meira, Gil Giardelli, Clay Shirky, John Howskins - eu terminei usando reiteradamente o
conceito de CONVERSAÇÃO neste
trabalho que vou apresentar. Silvio Meira é literal: INOVAÇÃO É CONVERSAÇÃO. Jonh Howskins é literal: CRIATIVIDADE envolve
CONVERSAÇÃO. O mantra de Gil
Giardelli é COMPARTILHAMENTO.
E Clay Shirky fala em PARTICIPAÇÃO. Dessa CONVERSAÇÃO derivam os conceitos e atitudes de
cocriação, cooperação, protagonismo, origem do novo, da evolução, da revolução.
E aí, a coisa salta das letras para a vida
Bom, o fato é que, em razão desse envolvimento, desse mergulho com o processo
de estruturação do conteúdo, deixei passar uma dica que vi nas redes sociais. O
documentário Quando sinto
que sei compartilhado -
"coincidentemente" - por Gilberto
Gil, ex-ministro da Cultura que eu sigo pelo Facebook. Mas a informação
ficou retida na memória e me incomodando até agora, quando decidi conferir. E a
borboleta bateu asas!
O educador Tião Rocha,
que conheci lendo Viviane Mosé,
e seu trabalho fantástico com uma nova proposta de Educação e Brincadeira,
Educação e Felicidade. Miguel
Nicolelis, o neurocientista brasileiro do projeto Walk Again, criador do
Manifesto da Ciência Tropical e fundador do Instituto Internacional deNeurociências de Natal. José Pacheco, da Escola da
Ponte. Tanta gente fantástica que, de alguma forma eu conheço. Mais! Tanta
gente fantástica que eu nem sonhava que existia. Uma maravilha!
Mas o que eu mais adorei aprender foi que agora existe DESIGNER DE FLUXOS DE CONVERSAÇÃO. Luiz Algarraé um deles. E faz
todo o sentido! Porque uma das tecnologias do século 20, a televisão, nos
deixou expectadores demais! E o mundo em modo beta perpétuo oferece
oportunidade para o PROTAGONISMO, para a transformação da informação em
conhecimento e em sabedoria, em novas tecnologias sociais: convivência,
relacionamento, compartilhamento, troca intergeracional, coletividade,
consenso, solução de conflito, experiência de interdependência e complexidade.
O
filme vai mostrando que o processo de consciência desencadeado pela CONVERSAÇÃO potencialmente modela novas
escolhas, novos posicionamentos, novas inteligências. Preste atenção à reflexão
das crianças a partir dos 12 minutos de exibição do vídeo. Aos 12'45",
espontaneamente, surgem as conclusões lógicas e espontâneas: "Consumismo
é uma droga, sabia?" . E,
aos 19 minutos, você tem a integração Escola, Família, transformação
financeira, transformação social, transformação da cadeia de valores humanos e
promoção da cidadania.
Mas
no Youtube tem muito mais, graças a Deus!
Eliane Miraglia -
mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP), desde 1991 atua no segmento de Previdência Complementar, consultora da Suporte, é autora
do blogue Conversação.
(http://elianemiraglia.blogspot.com.br