No
mês em que completa dois anos, o blog DissertaçãoSobre Divulgação Científica entrevistou um dos fundadores e
principais estudiosos da Ciência da Informação (CI). O pesquisador croata Tefko
Saracevic, 83 anos, falou sobre a realidade, as tendências e as inquietações
contemporâneas da CI, assim como a respeito da contribuição do Brasil para a
área e a experiência dele como docente no país, entre outros assuntos.
Professor
da Escola de Comunicação e Informação da Rutgers, Universidade Estadual de Nova
Jersey, nos Estados Unidos, Saracevic é formado em engenharia elétrica, com
mestrado e doutorado em CI. Os trabalhos dele contemplam os seguintes assuntos,
entre outros: bibliotecas digitais e sistemas de recuperação da informação;
noção de relevância na CI; aspectos relacionais entre humano e computador;
análise de desempenho dos motores de busca na Web.
Confira
a entrevista:
Quais são os desafios da Ciência da Informação na
contemporaneidade e quais são as tendências de pesquisa na área?
Tefko Saracevic – Atualmente, a
digitalização da vida e do mundo como um todo é um grande estímulo à CI, assim
como para muitos outros campos. Tudo é global e está conectado. As constantes
mudanças tecnológicas geram inquietações. Hoje, as mídias sociais predominam na
comunicação e permitem a proliferação de notícias e informações em geral. Se
por um lado as pessoas estão mais conectadas, por outro, estão mais impessoais
e distantes. E tudo isso cria muitos e amplos desafios à prática profissional e
à pesquisa na Ciência da Informação. As interrogações “como promover harmonia e
ajustes neste cenário?” e “como manter-se relevante?” são itens-chave para a
discussão.
A
pesquisa em CI também está em transição, o que pode ser academicamente
observado através de artigos apresentados em congressos e conferências, como
por exemplo as reuniões anuais da Special Interest Group on Information Retrieval (Sigir),
da Association forComputing Machinery (ACM) e da Association for Information Science and Technology (ASIST).
A maioria, se não todos os papers, exploram aspectos atuais da
interação que envolve as tecnologias, as pessoas e as informações.
É possível fazer uma definição específica sobre a
essência da informação na atualidade?
T.S. – Todo campo, incluindo a
Ciência da Informação, é definido por determinados problemas. A CI ainda está
em desenvolvimento para lidar com muitas das suas questões tradicionais. Em
geral, a Ciência da Informação se interessa por situações de explosão da
informação e por aplicações tecnológicas para solucionar problemas. Essa
explosão remete a uma veloz formação de considerável volume de dados ou
informações, em qualquer formato. As técnicas e tecnologias se transformam
continuamente, assim como são, e precisam ser, permanentes a abordagem de
problemas gerais e o acompanhamento de soluções.
Especificamente,
a CI lida com a coleta, o armazenamento, a recuperação e o uso da informação.
Preocupa-se com o registro da informação e do conhecimento, com serviços e a
utilização das tecnologias para facilitar a sua gerência. O campo compreende a
efetiva comunicação da informação e objetos de informação, particularmente o
registro de conhecimento em formas diversas, entre humanos em contextos
sociais, organizacionais e individuais necessários para o uso da informação.
Historicamente,
e também na presente era digital, há dois tópicos-chave a serem destacados: a
necessidade humana e social de uso da informação; e as informações técnicas,
dos sistemas e tecnologias para satisfazer aquela necessidade e prover a
efetiva organização e a recuperação da informação. Resumindo, há dois mundos de
interação: o da tecnologia e o da humanidade.
Quais são, hoje em dia, as principais relações
interdisciplinares da CI?
T.S. – Todo campo científico está
em crescimento interdisciplinarmente, incluindo a CI, cujos principais contatos
são com a Ciência da Computação e a Biblioteconomia. Mas, há também relações
relativamente novas, relevantes e crescentes com áreas que lidam com a
avaliação e políticas de produtividade científica.
A
Bibliometria é um segmento tradicional da CI, dedicando-se à quantificação de
aspectos da produção e comunicação científicas. Na era digital, as análises bibliométricas
são mais diversificadas, complexas e ricas. O desafio é cada vez maior para o
desenvolvimento de novos métodos, para o aperfeiçoamento dos métodos atuais e
tipos de análises.
A
Altmetria tem emergido como resultado de restrições da Bibliometria e métodos
cientométricos na avaliação das interações em ambientes digitais. É importante
para aferir contribuições acadêmicas nesses novos meios, incluindo a blogosfera
e a Web. Os dados e métodos altmétricos são aplicados em estudos de duas
vertentes: comunicação acadêmica; e aplicação das mídias sociais em
bibliotecas.
A dimensão humana e social da CI tem conseguido
estabelecer um equilíbrio em relação à dimensão tecnológica?
T.S. – Sim e não. Dois exemplos,
um geral e outro específico, ajudam a entender a minha visão. A questão social
“como as pessoas buscam, usam e se relacionam com a informação” tem sido objeto
de inúmeros estudos e experiências. Os resultados, com níveis diversos de
êxito, são aplicados em projetos mais variados e eficientes de recuperação da
informação e dos chamados sistemas de recomendação. Esses sistemas são bem
diferentes do que os de há algumas décadas. A utilização dos sistemas pelos
próprios usuários finais, em vez dos intermediários, significa mudanças muito
acentuadas.
E aqui,
o segundo exemplo. Nos Estados Unidos, através da National Science Foundation (NSF) e outras
agências, o governo criou pesquisas em bibliotecas digitais, a partir de 1994,
com o programa chamado Digital Library Initiatives (DLI). A partir de então,
surge uma forte comunidade internacional de pesquisadores do tema, oriundos de
campos variados, incluindo da CI. Cabe destacar, também, que o Google foi
inicialmente desenvolvimento na Universidade de Stanford, com o apoio da NSF no
próprio DLI.
Ambos
os exemplos apresentados têm consideráveis componentes sociais e humanos.
Entretanto, como a tecnologia está na vanguarda das mudanças, sempre haverá
desequilíbrios.
Qual segmento da CI é pouco estudado e precisa de mais
investimentos e atenção?
T.S. – A relevância, como
principal ramo da CI, precisa ser mais explorada. Claro, trata-se de uma visão
particular, pois lido com o tema há décadas. Mas, entendo que a ideia central
da Ciência da Informação é a recuperação da relevância informacional, não
apenas qualquer tipo de informação. Quanto mais nós compreendemos a relação dos
humanos com a relevância, maior a chance de elaborarmos melhores e mais
adequados sistemas de recuperação.
Quais os principais projetos de desenvolvimento da CI
nos anos 1960-70 que foram concretizados e quais não foram?
T.S. – Os bancod de dados e o uso
de computadores para a recuperação da informação foram determinantes para a
expansão do campo naquele momento, assim como o desenvolvimento da indústria da
informação como um todo. Porém, essa dimensão tecnológica contornou, de certa
forma, os usuários e suas necessidades. Os avanços foram sendo apropriados, com
a maioria dos mecanismos de busca tomados pelo conceito de propriedade.
Técnicas de recuperação da informação eram bem conhecidas, mas esse caráter de
particularidade limitou a utilização e o manejo dos motores de busca.
É possível caracterizarmos um mapa da pesquisa em CI
pelo mundo? Há peculiaridades de acordo com as regiões?
T.S. – Podemos dizer que não há,
por exemplo, uma física japonesa, americana ou russa. E também não há uma
Ciência da Informação típica do Brasil ou da Alemanha. Porém, existem
diferenças entre países quanto ao grau de produtividade e de orçamento para as
pesquisas.
O
portal SCImagoJournal & Country Rank inclui periódicos e indicadores
científicos de alguns países, a partir da base de dados Scopus.
Podemos, então, estabelecer rankings de países, com comparações de documentos
publicados e citados. Não é possível classificarmos aspectos específicos da CI,
mas sim categorizarmos a partir de recortes disciplinares mais amplos. Há um
gráfico e uma tabela comparando resultados em ciências e humanidades de quatro
países latino-americanos. A iniciativa apresenta índices de documentos
publicados em periódicos de países ao longo dos anos, com dados obtidos a
partir do Scopus, que abrange revistas científicas de campos variados da
academia, como das ciências tradicionais, humanidades e tecnologias. Como é
possível observar, o Brasil está muito bem posicionado na escala de citações,
em comparação com a Argentina, a Colômbia e o México.
Quais oportunidades profissionais a CI oferece hoje em
dia? O que o senhor diria aos jovens interessados em seguir carreira neste
campo?
T.S. – Eu não disponho de dados
específicos para falar com segurança sobre isso, mas as minhas experiências e
observações demonstram que a CI é um campo atrativo. Todos os meus alunos,
inclusive os atuais, conseguem encontrar emprego em segmentos diversos,
variando os tipos de instituições, de funções e cargos.
Qual é o espaço e o papel da divulgação científica na
CI?
T.S. – A questão remete às
atividades do que hoje chamamos de information literacy. O National Forum onInformation Literacy, que reúne mais de 90 organizações nacionais e
internacionais, define o termo como “competência para agir em casos de
necessidades por busca de informação; ser capaz de identificar, localizar,
avaliar e efetivamente utilizar a informação para solucionar questões e
desafios”. A information literacy emerge para atuar no bem-estar social
e econômico diante de uma sociedade cada vez mais complexa.
Há
grandes ações voltadas para a educação e outros campos dedicados à promoção da information
literacy. E a informação científica está no cerne dessa dinâmica,
pois muitos pesquisadores e outros profissionais mantêm, de alguma forma,
relações com aspectos desse conceito.
Há no Brasil críticas quanto a eventuais fragilidades
teóricas e epistemológicas da CI. O que o senhor pensa sobre isso?
T.S. – Embora eu tenha feito
algumas pesquisas sobre o assunto, não posso comentar com propriedade sem
explora-lo mais profundamente em livros e artigos. Portanto, prefiro evitar
esse tópico.
Quais são as contribuições brasileiras para a pesquisa
em CI?
T.S. – São muito consideráveis. Há
diversos exemplos, mas me atentarei para dois deles. O Brasil é líder em CI,
não só na América Latina, mas também promove significativo impacto na
comunidade internacional desta ciência. Isso pode ser facilmente observado,
entre outros casos, através de periódicos importantes, como a revistaCiênciada Informação (do Instituto Brasileiro de Informação em
Ciência e Tecnologia-IBICT), o Brazilian Journal of Information Science
(da Universidade Estadual Paulista-Unesp) e Informação& Sociedade: Estudos (da Universidade Federal da
Paraíba-UFPB). Esses periódicos têm relevância para a CI como um todo e
representam as pesquisas, as discussões e os avanços contemporâneos em CI
conduzidos pelo Brasil.
O
outro caso do qual gostaria de comentar é o livro Modern Information Retrieval: The Concepts and Technology behindSearch (2ª edição), da ACM
Press Books. Um dos autores é o chileno Ricardo Baeza-Yates, cientista da
computação e atual vice-presidente do Yahoo! Research para a América Latina e
Europa. Já Berthier Ribeiro-Neto, o outro autor da obra, é professor do
departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG) e diretor de engenharia do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da
Google no Brasil, localizado em Belo Horizonte (MG). No Google Scholar, o livro
tem mais de 12.000 citações, enquanto que Baeza-Yates tem perto de 28.000 e
Ribeiro-Neto acima de 15.000. Esses números são bastante relevantes e indicam o
impacto da pesquisa realizada na América Latina e no Brasil.
Como foi o seu período de docência no Brasil? Como
começaram as suas relações com o país?
T.S. – Inicialmente, eu recebi um
convite para lecionar no Brasil no inverno de 1971-1972, para 16 estudantes no
Programa de Pós-Graduação do então Instituto Brasileiro de Bibliografia e
Documentação (IBBD – que adiante seria denominado como IBICT) . Naquele
momento, o Instituto era dirigido por Celia Zaher, uma das responsáveis pela
solidificação da CI no Brasil e na América Latina. Ela demonstrava muita
competência, liderança, forte personalidade, visionarismo e clareza sobre a
área, tanto internamente quanto fora do país. Algumas atuações dela foram em
programa educativo focado nos avanços contemporâneos em CI, particularmente a
recuperação da informação, múltiplos contatos internacionais, ações de
indexação e bibliografia geradas por computador, entre outros exemplos.
Aquele
ambiente era eletrizante, os estudantes eram impacientes e trabalhavam
intensamente. Mais do que boa receptividade, eu fiz amigos, os quais mantenho
ainda hoje. Em outras oportunidades, eu retornei ao IBICT e outras instituições
para eventos e conferências. Fui muito feliz nas minhas estadias, conhecendo
todo o Brasil. Tenho até um título de cidadão carioca honorário. De fato,
guardo muito carinho e admiração pelo país. E os meus antigos alunos se saíram
bem e tiveram progresso, o que me deixa muito, muito orgulhoso e feliz!
Quais foram as suas motivações para ingressar nessa
carreira?
T.S. – A história é longa, mas vou
tentar resumir. Eu vi um computador pela primeira vez no início dos anos 1960,
chamado RCA 501, modelo que já faz parte de museu e cuja empresa não mais
existe. Lembro-me como se fosse hoje. Era um dos primeiros computadores
comerciais, muito grande, grotesco, com luzes piscando, ocupando uma sala
inteira. A memória do equipamento era menor que a do meu atual relógio de
pulso. Daí, eu me apaixonei por computadores. Mesmo concentrado nos estudos
daquela fase acadêmica, eu mantinha a atração por aquelas máquinas.
No
início dos anos 1960, quando eu já ia para a pós-graduação em Cleveland, Ohio,
as universidades não dispunham de programa de informática, até porque a Ciência
da Computação não existia. Porém, eu descobri o Center for Documentation and
Communication Research (CDCR), ligado à School of Library Science, da Western
Reserve University, uma antiga universidade privada que tinha computador e
oferecia cursos em uma área que viria a se chamar ”recuperação da informação”.
Passada a pós-graduação, eu trabalhei no CDCR, que teve atuação em sistemas de
recuperação em metalurgia, sendo o primeiro sistema comercial de recuperação de
informação nos Estados Unidos. O trabalho atendeu a demanda da associação
America de Metais. Esse é o início de uma longa trajetória!
Há algum tema sobre o qual o senhor gostaria de
comentar, mas deixamos de abordar na entrevista?
T.S. – Eu gostaria de falar mais
sobre a educação, que é crítica em muitos campos científicos. A afirmação é
lugar-comum, mas deve ser reforçada.
A
educação em CI começou lentamente nos anos 1950-60. Dois modelos se tornaram
referência ao longo dos anos. O primeiro deles é associado a programas de
bibliotecas, cujo pioneirismo no Brasil é do IBICT. Tal padrão possui a
qualidade de posicionar a educação dentro de uma estrutura de serviços,
aproximando educação e prática profissional, dedicando atenção ao usuário, que
lida com uma série de serviços e fontes diversas de informação. A falha é a
carência de uma estrutura teórica mais ampla, assim como ensino do próprio
sistema, como a compreensão de algoritmos. A maioria dos pesquisadores em
comportamentos e informações humanos, centrados nos usuários, possuem afinidade
com esse ambiente educacional. Dessa perspectiva surge a designação de Ciência
da Informação.
O
segundo modelo refere-se à Ciência da Computação, trabalhando com sistemas de
recuperação da informação. As qualidades dele são: a) ter sólida base
matemática em sua origem; b) ter vínculos diretos com a pesquisa científica. Os
pontos fracos são: a) ignora aspectos mais amplos da CI, bem como outros campos
das humanidades; b) desprestigia práticas profissionais de onde esses sistemas
são utilizados. Trata-se de um modelo de sucesso com foco na computação, sem
atenção especial à CI. Neste viés estão os pesquisadores com foco nas
abordagens dos próprios sistemas.
Os
dois contextos educacionais são completamente independentes um do outro. Nenhum
deles consegue refletir a realidade do campo, ainda mais hoje, em que todos
buscam informações e há inúmeras e múltiplas pesquisas sobre informação em todo
o mundo. Porém, é importante os esforços para integrar esses modelos e gerar
uma perspectiva mais ampla.
Bruno Lara - jornalista (Petrópolis, RJ)
Fonte: site Observatório da Imprensa