Em época de crise como estamos vivendo hoje, é natural o mercado
retrair. Encontrarmos empresas de todos os tamanhos enxugando ao máximo os seus
gastos e cortando todos os seus investimentos. Mas sempre alerto que a crise
vai passar, ou melhor, essa vai passar e, infelizmente, virão outras.
Precisamos aprender a conviver com ela e sim, em uma época de crise, aprender a
criar, recriar e inovar, principalmente no relacionamento com o cliente.
A grande questão é: “Como a comunicação pode ajudar a conquistar e
manter Clientes em tempos de crise?”.
A resposta é simples, dar total atenção à comunicação no relacionamento,
principalmente com o Cliente.
Você conhece bem o seu Cliente?
Sabe das suas preferências?
Ou só faz contato com ele para vender os seus
produtos ou serviços?
Neste tempo restrições, você contatou os seus
Clientes apenas para vender ou sequer fez isso?
Mandou mensagens positivas?
Orientou cuidados básicos com a higiene?
Sabemos que a Comunicação é natural ao ser humano, mesmo assim, nem
todos sabem se comunicar com efetividade, por isso precisam de um especialista
da área para lhes orientar. Na Gestão de Crise, mais de 80% de suas ações são
da área da comunicação. Apesar dos empresários saberem disso, uma das áreas
mais afetadas em um contexto de crise é a da Comunicação. Há um entendimento
equivocado de que ela não é tão importante assim. Mas a comunicação é sim uma
das armas fundamentais para você usar no seu negócio e superar a atual crise.
As informações precisam fluir com naturalidade dentro e fora da
organização, dentro para os seus colaboradores e fora para os seus clientes e
parceiros. O bom clima organizacional é muito importante aqui. No momento de
insegurança ou retração do mercado, muitas empresas criam situações de pânico
entre os seus colaboradores, o que atinge diretamente o Cliente.
As empresas que priorizam a comunicação efetiva no relacionamento com
todos os seus públicos estão pensando na sua permanência e crescimento no
mercado, apesar das crises. Para ter um bom relacionamento é preciso se
comunicar bem. Comunicar bem não é apenas mandar mensagens, mas, acima de tudo
ouvir, saber receber as informações de seus Clientes e parceiros profissionais,
ou seja, dar e receber feedbacks. Neste contexto de incertezas, busque
alternativas para se comunicar melhor, de maneira adequada, e esteja mais
disponível para os seus públicos.
Ana Paula Megiolaro - diretora da Apmegiolaro