O lado positivo da inveja profissional


Todos nós fazemos comparações com outras pessoas em vários momentos da nossa vida. Para ter sucesso em um mundo competitivo, é natural que comparemos nosso progresso com o de pessoas ao nosso redor. E para aqueles com grande necessidade de realização, a comparação constante se torna uma fonte de motivação e uma forma de estabelecer metas claras para o sucesso profissional.

Porém, quando você se pega comparando a sua carreira com a de outras pessoas a todo momento, pode sentir os dolorosos efeitos da inveja, permitindo se sentir inferior com base nas realizações do próximo. Segundo um estudo recente, mais de 75% das pessoas relataram sentir inveja de alguém no ano passado. Embora a inveja possa ser motivadora para alguns, para outros pode sabotar as chances de sucesso. Veja algumas estratégias capazes de eliminar a agonia da comparação e, no fim, fazer com que a inveja seja algo benéfico para você.

Permita-se sentir inveja, mas não sinta vergonha.

É quase impossível não sentir inveja. Mas você pode controlar a vergonha que geralmente acompanha esse sentimento e exacerba o problema. Para evitar que a inveja aguda se transforme em um problema crônico, você deve aceitar pacificamente o desconforto e não ceder ao sentimento de vergonha que costuma aparecer.

Pesquisas recentes mostram que ficamos com menos inveja das coisas depois que elas acontecem do que antes. Por exemplo, ficar sabendo que um colega será promovido daqui a algumas semanas para o cargo que você deseja gera mais sentimentos de inveja do que pensar sobre as promoções que já ocorreram. E quando a inveja toma conta de você, se começar a “se sentir mal por estar mal”, você basicamente transforma uma emoção humana, que todos sentimos, em uma espécie de autoaversão emocional e vergonha.

Lembre-se de que, embora não consiga controlar a inveja, certamente pode optar por sentir ou não vergonha em relação a isso. E quando você pacientemente se permite sentir inveja de uma situação e evita que a vergonha prolongue seu impacto negativo, o sofrimento diminui de forma gradual.

Pare de comparar e seja mais curioso. 

Para evitar que a comparação se torne autodestruição, seja curioso sobre o motivo pelo qual alguém despertou a inveja em você e explore como a jornada dessa pessoa pode lhe ensinar algo sobre o seu futuro, em vez de supor que o sucesso dela, de alguma forma, lhe priva de oportunidades.

Quando entrei na faculdade há 29 anos, morava no mesmo andar que uma colega de classe que agora trabalha como âncora de uma rede nacional de notícias, de outro que é embaixador dos Estados Unidos no Oriente Médio e de outro, que hoje lidera uma das maiores empresas de capital privado do mundo. São apenas algumas pessoas bem-sucedidas que tive a chance de conhecer quando éramos apenas adolescentes, antes que qualquer um de nós soubesse quais carreiras seguiríamos.

Embora eu não tenha seguido a mesma profissão que eles depois da faculdade, às vezes, caí na armadilha da comparação, refletindo sobre o sucesso que cada um de nós alcançou, com diferentes graduações (por exemplo, fama, vida financeira, realizações), apenas devido a esse ponto em comum que tivemos no passado. Mas, da mesma forma que aconselho outros líderes de alto desempenho, sei como é limitante interpretar o sucesso de outra pessoa como um sinal de inferioridade pessoal. Em vez disso, posso interromper a autoanálise e passar a me concentrar em uma curiosidade externa.

Ao ficar curioso sobre o motivo pelo qual considerei as experiências deles muito mais importantes do que a minha, percebi que era porque suas histórias refletiam alguns dos meus valores e interesses. Então, pensei no meu trabalho como coach executivo e no que as jornadas dessas pessoas poderiam me ensinar sobre a carreira que escolhi. Esse raciocínio me fez pensar em como poderia levar o coaching ao mundo dessas pessoas, envolvendo mídia, entretenimento, diplomacia e capital de risco.

Em pouco tempo, em vez de ficar me criticando, senti-me empolgado com minha futura carreira. Fiz isso ao escolher a forma de encarar os elementos que me levaram a fazer comparações. Percebi que todos nos tornamos bem-sucedidos de maneiras imprevisíveis, dependendo de combinações que envolvem esforço, persistência, resiliência e até mesmo, sorte.

Aproxime-se daqueles que lhe causam inveja, em vez de se afastar.

Ser feliz por alguém que você inveja é difícil porque pode reforçar a ideia de que a pessoa é superior a você.  Como sentimos mais inveja do sucesso de outra pessoa, dependendo da similaridade do nosso trabalho ou da proximidade do nosso relacionamento, geralmente lidamos com a situação nos afastando, em vez de nos beneficiarmos deste relacionamento.

Por muito tempo, um dos meus clientes de coaching atuava como vice-presidente de uma empresa da Fortune 500. Sua colega de trabalho havia sido contratada recentemente, e logo foi promovida para ser sua chefe. Ele sempre comparava sua carreira com a dela e a evitava, pensando até em pedir demissão.

Após nos aprofundarmos um pouco mais, descobrimos que ele nem queria o cargo de vice-presidente sênior e até concordou que ela seria melhor do que ele. O que o fez sentir inveja foi a crença de que o CEO da empresa agora o considerava uma pessoa menos competente e motivada do que a vice-presidente sênior. Sendo assim, ele não a invejava porque necessariamente desejava as mesmas realizações que ela. O que ele realmente cobiçava era a validação que ela obteve de uma fonte que ele considerava ter alto status e poder (o CEO). Com base nesse insight, ele decidiu se aproximar de sua colega – em vez de se afastar – e ser sincero com ela sobre sua dificuldade.

Ela compreendeu sua sinceridade e vulnerabilidade ao esclarecer seus medos, em vez de projetá-los injustamente nela. Para sua surpresa, a vice-presidente sênior o reconfortou e disse: “Eu respeito seu conhecimento e experiência aqui e não quero perdê-lo. Vamos ajudar um ao outro a ter sucesso aos olhos do CEO.”

Ver as pessoas que você inveja como aliadas em sua jornada, e não como uma ameaça aos seus objetivos, pode ser doloroso a princípio, mas se mostra altamente benéfico para o seu sucesso futuro. Se você sempre evita pessoas que desencadeiam uma comparação consigo mesmo, pode nunca saber que essas pessoas de sucesso talvez desejem ajudá-lo.

Veja sua carreira como um portfólio de investimentos, não como um emprego. 

Quando você relaciona o seu valor pessoal ao seu trabalho, fica suscetível à decepção sempre que vir alguém alcançar algo que você não alcançou. Porém, ao definir sua carreira como um portfólio diversificado de investimentos em tempo e talento, realizados para agregar valor ao mundo, você pode se proteger daqueles momentos dolorosos, quando sente que está defasado em alguma área, com atividades que constroem uma liderança.

Veja o exemplo de Peter, diretor de RH de uma empresa da Fortune 500, que amava seu trabalho e sua empresa, mas estava insatisfeito em relação ao rumo que sua carreira estava tomando. Ele tinha excelente desempenho, mas a empresa continuava protelando sua promoção a vice-presidente devido ao número, tradicionalmente baixo, de cargos de vice-presidente e, ainda mais baixo, de cargos acima dessa posição.

Tomado pela impaciência, Peter estava sempre se comparando a outros em sua rede que estavam progredindo em outras empresas, mas também não queria deixar a sua, pois a considerava um dos melhores lugares para se trabalhar.

Pensando em sua carreira como um portfólio de atividades em vez de um emprego, ele focou em sua experiência na área de RH. Durante seu tempo livre, começou a escrever um blog sobre o assunto nas redes sociais. Alguns meses depois, um especialista em RH com ideias semelhantes o procurou para conversar sobre iniciarem um podcast juntos.

A chefe de Peter percebeu que ele mantinha o mesmo nível de comprometimento no trabalho; por conta disso, ela apoiava seus textos e até compartilhava suas postagens com executivos da empresa para promover seu perfil. Ele ficou empolgado com a reação positiva e começou a tratar sua carreira como um portfólio de investimentos em constante evolução, o que aumentaria seu valor futuro, independentemente de ele decidir ficar ou sair da empresa.

Todos nós comparamos nossas carreiras com as de outras pessoas em algum momento. Quando você perceber que está sendo sugado pela espiral da comparação, seguir essas estratégias lhe ajudará a reduzir o desconforto e até transformar a inveja em algo benéfico para você.

Nihar Chhayacoach executivo de líderes de empresas globais, dentre elas American Airlines, Coca-Cola, GE e Dell. Ex-diretor corporativo de desenvolvimento de talentos da F500, Chhaya atualmente é presidente da PartnerExec, ajudando líderes a dominar o conhecimento interpessoal para melhores resultados comerciais e estratégicos.


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br