Você gostaria de simplificar sua vida em 2017?


No dia 8 de maio de 2015, dia em que me tornei professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tomei uma decisão que pode parecer um verdadeiro sacrifício para as mulheres. Resolvi que, durante um ano, não iria comprar absolutamente nada para o meu uso pessoal, como vestidos, saias, blusas, calças, lingeries, sapatos, bolsas, acessórios etc.

No mesmo ano doei mais de 80% de tudo o que eu tinha para diferentes pessoas e instituições. Nunca fui consumista e muito menos uma seguidora de modas. Mesmo assim, tinha coisas que nunca havia usado e que não combinavam comigo: sandálias de salto alto, sapatos de bico fino, blusas estampadas, bolsas enormes.

Fiquei só com o que eu realmente uso e gosto: algumas calças jeans, leggings, camisetas, shorts, biquínis e tênis.

Em 2016 decidi continuar o meu exercício de desapego e não comprei, durante o ano inteiro, uma só peça de roupa, nem mesmo uma meia.

Não tenho empregada ou faxineira, e sempre arrumei e limpei a minha casa. Uso a máquina de lavar para lençóis e toalhas, mas gosto de lavar as minhas roupas à mão. Só tenho roupas que não amassam e que não precisam ser passadas. Cuido com carinho de tudo o que tenho, pois são as coisas que gosto de usar: confortáveis, básicas e que combinam comigo.

Não faço parte de nenhum movimento anticonsumista. Sempre tive uma vida muito simples e nunca gostei de ir a festas e eventos sociais. Basicamente só saio de casa para trabalhar, resolver os problemas cotidianos e caminhar na praia. E, para este estilo de vida, tenho roupa suficiente para viver durante muitos anos. Talvez até para o resto da minha vida.

Organizar, limpar e tirar os excessos do meu guarda-roupa tem me ajudado a fazer o mesmo com tudo o que não quero mais na minha vida. Este exercício diário tem me ensinado a valorizar, cada vez mais, a vida que escolhi ter: cada vez mais simples, gostosa e feliz.

Neste 1º de janeiro de 2017 decidi simplificar ainda mais a minha vida. Não é uma promessa, um desafio, um sacrifício ou um teste de abstinência. Apenas percebi que não preciso (nem quero) nada além do que já tenho. Será mais um ano sem compras desnecessárias.

Você também gostaria de simplificar a sua vida em 2017?

Mirian Goldenberg - antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autora de 'Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade'.

Fonte: coluna jornal FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br