Cada vez mais conectados e
adaptados às novas tecnologias, a população 60+ dá um recado claro para marcas,
produtos e serviços que ainda não aprenderam a se relacionar com o sênior.
Me entenda, me atenda e
ganharás minha preferência!
Este não é um pedido
deles, é um recado. Afinal pelas suas carteiras e contas correntes circularam
em 2015 mais de R$ 634 bilhões. Chegou a vez da Terceira Idade no mercado de
consumo pouco impactado pelo risco da perda de emprego e pela insegurança na
economia. Os 60+ se revelam um nicho de mercado a ser melhor explorado pelo
varejo e serviços.
A pesquisa nacional Os
60+ e a Internet realizada pela SeniorLab Inteligência em Mercado Sênior e a
Segmento Pesquisas revelou um novo perfil dos integrantes da chamada Nova
Terceira Idade. Atualizado, consumidor de tecnologia, experimentado no
e-commerce ou a um passo de realizar sua primeira compra, tiveram suas
inseguranças para realizar a primeira compra mapeadas e identificadas. Estes
ajustes aumentarão substancialmente a experiência e participação dos 60+ no
e-commerce.
64% da população sênior
na internet já possui smartphone, índice muito próximo da média nacional. A
necessidade de ter contato com os amigos e principalmente a com a família é
plenamente atendida pelo WhatsApp, instalado 89% dos smartphones.
O dado mais curioso é a
frequência em que acessam a internet onde 83% dos seniores com perfil no
Facebook acessam a rede todo o dia. É um novo cenário para a comunicação com
este público. Os canais digitais aos 60+ precisam começar a fazer parte dos
planos de marcas, produtos e serviços, utilizando linguagem, design e modelo
intuitivo correto.
Martin Henkel -
Co-fundador da SeniorLab www.seniorlab.com.br