Duas dicas para lidar com seus investimentos nesta crise


Crises econômicas ocorreram em intervalos de três a dez anos no último século. Apesar de serem frequentes parece que nunca aprendemos com elas e nos comportamos de forma similar em todas. Durante a crise, o excesso de notícias negativas nos trazem incerteza, derrubam nossa confiança, entramos em pânico e vendemos as aplicações com perdas como uma forma de tirar da frente aquilo que nos traz angústia.

Controle as emoções

É justamente nos momentos de crise que mais se encontram pessoas desesperadas. Mesmo aquelas que não deveriam acabam sendo levadas pelo sentimento de pânico comum.

Você dentre muitos provavelmente sabe disso. Assim mesmo nos deixamos levar e, em vez de aproveitar, somos levados pelo humor da multidão.

Uma característica nesta crise é que o mercado reagiu muito rápido. Nas últimas 9 maiores crises do último século, o índice americano S&P 500 caiu em média 40% e esta queda ocorreu ao longo de 20 meses.

Nesta crise, o S&P 500 caiu mais de 30% em menos de um mês.

Como disse Warren Buffet:

O mercado financeiro é uma máquina que transfere dinheiro de investidores impacientes para os pacientes.

Portanto, controle suas emoções e fique atento para aproveitar a oportunidade que o mercado pode estar te dando.

Compre quando todos quiserem vender

Segundo a Global Chief Investment Officer (CIO) do HSBC, Joanna Munro, em entrevista para o Financial Times nesta semana, a recuperação dos preços máximos anteriores demora cerca de duas vezes o tempo do declínio na crise.

Como ela afirma, se isto se mantiver, podemos ver os preços voltando, ao patamar anterior, em menos de seis meses. Principalmente, se considerarmos os incentivos governamentais liberados atualmente.

 Como disse, recentemente, o renomado economista Paulo Leme, ex Chairman do Banco Goldman Sachs:

o investidor se desespera, vende sua posição, diz que nunca mais voltará a investir em ativos de risco, mas quando o mercado atinge suas máximas, o mesmo investidor retoma a confiança para aplicar novamente em risco.

Evite cair nesta armadilha, o recomendável, neste momento, se não precisa dos recursos no curto prazo, é ter paciência. A história mostra que os preços voltam e os investidores pacientes foram os mais beneficiados.

 

Michael Viriato - professor de finanças do Insper e sócio fundador da Casado Investidor.

Fonte: coluna jornal FSP


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br