8 dicas para fazer um processo seletivo online


Dado o impacto do COVID-19 e os atuais pedidos de distanciamento social, é provável que suas entrevistas a candidatos estejam sendo conduzidas virtualmente.

Aí vem a pergunta: como conduzir uma entrevista online bem-sucedida?

Uma entrevista virtual exige algumas reflexões diferentes de uma presencial. O planejamento muda, a forma de condução muda e também os estímulos do processo.

Diferença entre entrevistas presenciais e virtuais

Existem nuances distintas nas duas modalidades que devem ser compreendidas. No presencial, por exemplo, o recrutador pode observar a linguagem corporal do candidato. No virtual, essa leitura fica restrita à linguagem facial do candidato.

Na entrevista presencial você consegue dar uma volta com o candidato pelos corredores da organização e mostrar na prática a cultura da empresa. Por meio da entrevista online isso não é possível desta forma.

Por outro lado, na entrevista online, você consegue:

  • Fazer anotações sobre suas observações sem se preocupar com o fato do candidato ver.
  • É possível agendar mais entrevistas durante um determinado período ou fazer entrevistas mais longas e com mais qualidade, pois não existe o tempo extra despendido ao recebimento presencial de um candidato: Conduzi-lo até a sala, oferecer uma água ou café, acompanhá-lo até a saída, contar com atrasos dos candidatos pelo trânsito e etc.
  • É possível prestar mais nos detalhes da comunidação, pois não existem os estímulos externos para desfocar sua análise.
  • É possível gravar a entrevista e rever posteriormente algum ponto que te deixou com dúvidas.

Nessa mudança do presencial para o digital, muitos recrutadores são marinheiros de primeira viagem. Então separei algumas dicas importantes para ajudar nesse processo.

Dicas para conduzir uma entrevista online

Você precisa estar igualmente preparado para fazer uma entrevista frente ao candidato ou frente a uma webcam. Para ajudar recrutadores que não estão muito acostumados a conduzir entrevistas em video, separei aqui 8 dicas importantes:

1.Planejamento customizado para a realidade

Quem disse que um processo online não pode ter dinâmica de grupo? Ou aplicação de testes? Planeje todas as etapas do seu processo seletivo normalmente, porém, adaptando as ferramentas que serão usadas para a modalidade online. Prepare suas perguntas por competências, as ferramentas de avaliação de serão utilizadas, testes técnicos que serão aplicados e etc.

2.Teste sua tecnologia

Uma hora antes da entrevista, faça um teste técnico para garantir que seu equipamento esteja funcionando corretamente. Verifique se a câmera, o microfone e a conexão à internet do seu computador estão funcionando. Faça um teste com um amigo, colega de trabalho ou membro da família, se possível, para que você tenha tempo suficiente para ajustar se algum equipamento ou software estiver com defeito.

3.Mantenha bom contato visual

Mantenha o “contato visual” olhando diretamente para a câmera e não para a tela ou para a sua própria foto que aparece no visor. Mantenha uma boa postura. Outra dica é garantir que você preencha a maior parte da tela. Lembre-se: a distância não é sua amiga. Quanto mais longe você aparece, menos envolvente e envolvido você parecerá e menor impacto suas expressões faciais terão.

4.Limpe seu plano de fundo

É difícil escolher um local adequado para colocar o seu dispositivo, mas, se possível, dê preferência por um plano de fundo mais profissional, como uma biblioteca ou ainda um plano de fundo neutro, como uma simples parede branca: afinal, o foco deve ser em você,e não suas coisas.

5.Mantenha a atitude de uma reunião presencial

Mantenha seu profissionalismo e postura. O fato de ser online não significa que possa ser "desleixado". Em suma, se você não faria algo em uma entrevista presencial, também não faça isso no ambiente virtual.

6.Fale um pouco mais alto

Uma voz forte transmite confiança e credibilidade. Apenas finja que você está em uma sala grande e sua voz precisa ser audível. Para facilitar, diminua o volume do alto-falante, isso fará você falar instintivamente um pouco mais alto.

7.Cuidado com distrações

É tentador usar as funções de bate-papo, manter conversas paralelas, dar uma olhadinha em uma rede social quando chega alguma notificação. Não faça isso! Feche todas as janelas que estiverem abertas, se livre das distrações, deixe seu celular longe ou no modo avião durante aquele momento.

8.Use complementos

Use a janela de bate-papo da ferramenta como um meio para otimizar a sua vídeo-entrevista. Você pode fornecer um link importante ou compartilhar um documento, adicionando assim um contexto mais amplo de um determinado ponto discutido. No momento que estiver relatando a cultura da empresa, por exemplo, você poderá enviar depoimentos ou vídeos que demonstrem o discurso na prática.

Para finalizar, gostaria de deixar uma reflexão importante em cima de uma pesquisa realizada recentemente:

Segundo a Infobase, o home office deve crescer 30% após a crise do Coronavírus.

Isso nos faz pensar que é fundamental avaliarmos este processo online não somente como uma fase, mas como uma possibilidade de se tornar constante em nossa rotina. Teste e veja como se sente em relação a esta nova modalidade, isso pode inclusive trazer um novo procedimento para seus processos seletivos ou, pelo menos, uma nova possibilidade.

 

Elissandra da Mata - CEO do Instituto RH na Prática | Co-fundadora da DMO Desenvolvimento Humano e Empresarial.

Fonte: Linkedin

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br