Deutsche Bank lança alternativa ao swap de longevidade


O Deutsche Bank lançou, na Europa, uma gama de índices de longevidade, os quais, segundo a instituição, permitirão aos planos limitar o risco de longevidade de forma mais rápida e barata.

As Opções de Experiência de Longevidade (Longevity Experience Options - LEO) irão acompanhar as taxas de sobrevivência de grupos de 5 anos da Inglaterra, País de Gales e Holanda.

Estes índices permitem que seguradoras, fundos de pensão e investidores transfiram o risco de longevidade com base em parâmetros e documentos padronizados, com cálculos baseados em dados disponíveis publicamente.

A empresa disse que isso daria aos planos uma alternativa para os swaps de longevidade personalizados que foram implementadas por grandes planos.

Paul Puleo, chefe de mercados de previdência e riscos de seguridade do Deutsche Bank, disse: “Existe uma crescente preocupação entre os titulares dos benefícios em limitar o seu risco de longevidade, no entanto, muitas das soluções personalizadas disponíveis atualmente podem ser caras e demoradas.”

“À medida que esperamos que o mercado personalizado continue a crescer, acreditamos que o próximo passo no desenvolvimento deste mercado seja tornar a gestão de risco de longevidade disponível para uma maior gama de participantes do mercado.”

As LEO farão referência a uma faixa etária especificada de cinco anos, definida por idade e sexo, como homens com idades entre 60 e 64 anos na Inglaterra e no País de Gales, por exemplo.

O Deutsche Bank disse que a negociação em faixas etárias de cinco anos permitirá aos planos e às seguradoras um grau de personalização para atender às suas populações de participantes.

Puleo disse: "Nosso produto padronizado irá tornar esta classe de ativos mais acessível, complementar as ferramentas de gerenciamento de riscos existentes e ajudará a criar mais liquidez, melhores preços e um mercado mais robusto."

Nos últimos anos tem havido um esforço combinado para desenvolver índices para promover o desenvolvimento de um mercado líquido em relação ao risco de longevidade.

Em 2012, a Life and Longevity Markets Association (Associação de Mercados de Longevidade e de Vida) lançou uma gama de índices que acompanhava a experiência da longevidade de populações a nível nacional (PP on-line, 21 de março).

As organizações Club Vita e Deutsche Borse também se uniram para criar índices que permitem aos planos firmar acordos que reflitam o desenvolvimento sócio-econômico de seus participantes (PP on-line, 16 de março de 2012).

A única medida concluída até então no Reino Unido que utiliza índices padronizados ao invés de experiência dos planos foi realizada entre o sistema Pall e JP Morgan (PP on-line de 1 de Fevereiro de 2011).

Fonte: GAMA Consultores Associados

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br