As falsas soluções


As falsas soluções

Atualmente não há medicamento aprovado pelo FDA para tratar a Covid-19, e a comercialização de vacina pela internet é proibida.

Desde sempre existem pessoas inescrupulosas que procuram lucrar com falsas soluções para problemas reais.

A mais recente falsa solução apareceu com a oferta de falsas vacinas contra a Covid-19, substituídas em seu conteúdo por soro fisiológico, segundo consta.

O capitão Jason Humbert, do setor de fraudes sanitárias da FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano equivalente à nossa Anvisa, sugere como evitar cair no golpe da vacina.

Além de ser proibida a sua venda pela internet, geralmente o pagamento é solicitado antecipadamente à sua aplicação ou reserva.

Outro golpe potencial é a oferta de testes para Covid-19 e equipamentos de proteção falsos ou abaixo do padrão.

Drogas também são oferecidas, em cápsulas ou de forma líquida, e mais recentemente para aplicação nasal e produtos para a pele. Entretanto, atualmente não há medicamentos aprovados para o tratamento da Covid-19 pelo FDA, informa Minerva Rogers, diretora do setor de fraudes em saúde do órgão.

Produtos fraudulentos, explica, são oferecidos de forma a parecer um remédio respeitável, vendidos até por pessoas que se apresentam como médicos na internet.

Esses produtos apresentam testemunhos pessoais completamente falsos, exclusividade na sua comercialização e ressarcimento das despesas no caso de insucesso do tratamento.

A disseminação de ofertas de falsos tratamentos através da internet em nosso meio apareceu há muito tempo.

Há dez anos, Paulo R. Vasconcellos Silva e colaboradores da Fundação Oswaldo Cruz publicaram estudo sobre panaceias disseminadas pela internet na Revista Pan-Americana de Saúde Pública, editada pela Organização Pan-Americana de Saúde/OMS.

Explicam os autores que a clientela dessas fraudes, tornada vulnerável pela doença e pela perspectiva de morte que comprometem a capacidade de decisão, utiliza a internet para adquirir produtos que em outros
contextos seriam ignorados.

Júlio Abramczyk - Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq)

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br