Gerenciando Equipes em Tempos
Incertos
Uma força de trabalho híbrida e um
ambiente de trabalho flexível estão se tornando a regra
O cenário de recursos humanos está
passando por uma série de mudanças.
Projetos de modernização em andamento,
avanços tecnológicos e um clima econômico tumultuado estão afetando a forma
como as consultorias, seguradoras e operadoras de saúde – e seus departamentos
atuariais – operam.
As equipes híbridas, que alavancam uma variedade de
tipos de empregos, estão se tornando a regra, à medida que as organizações adotam
novas formas de trabalhar.
No entanto, embora os ambientes de
trabalho pareçam muito diferentes do que no início do ano, o mercado de
trabalho de seguros permaneceu relativamente forte.
Em setembro, o Bureau of Labor Statistics (BLS) relatou uma taxa
de desemprego de 4,2% para seguradoras e atividades relacionadas, e 7,9% para a
economia geral dos EUA.
Embora o seguro-desemprego seja maior do que no
início do ano (quando caiu para apenas 1%), o setor está continuamente criando
empregos.
Em setembro tiveram 8.500 vagas a mais do que os números
pré-pandemia de fevereiro, e o BLS relata que há quase 22.000 pessoas a mais
trabalhando na indústria de seguros do que há apenas um ano.
É provável que esse impulso
continue. No Estudo de Perspectivas de Trabalho de Seguros (tradição)
do terceiro trimestre de 2020 conduzido pelo The Jacobson Group e Aon, 83% das seguradoras disseram
que planejam aumentar ou manter o tamanho de suas equipes nos próximos 12
meses.
Além disso, os entrevistados indicaram que oito das 11 funções
pesquisadas se tornaram pelo menos um pouco mais difíceis de recrutar em
comparação com apenas 12 meses atrás.
As posições atuariais foram
relatadas como as funções mais difíceis de preencher, seguidas por analistas e
área de tecnologia. Das seguradoras que planejam aumentar a equipe
atuarial, atuários experientes são os mais procurados, seguidos por
profissionais iniciantes.
Embora o mercado segurador não tenham
sofrido demissões em massa ou paralisações diretas que ocorreram em muitos
outros setores durante a pandemia da COVID-19, o cenário está mudando.
O
trabalho remoto se tornou comum e, de acordo com o estudo, a maioria das
seguradoras planeja continuar oferecendo acordos de trabalho flexíveis, mesmo
após a reabertura dos escritórios físicos.
No ambiente atual, estamos vendo uma
mudança nos candidatos; indivíduos estão procurando organizações que levem
em consideração suas necessidades pessoais, ao mesmo tempo que proporcionam a
oportunidade de se destacar profissionalmente.
Opções de trabalho virtual
e horários flexíveis não são apenas desejados, mas esperados. É
fundamental que as organizações estejam equipadas para gerenciar uma variedade
de necessidades sem sacrificar a produtividade e a eficiência.
- Benefícios de uma força de trabalho híbrida
Mesmo antes da pandemia, as equipes
híbridas eram essenciais para ajudar as organizações a gerenciar cargas de
trabalho variáveis, projetos especiais e iniciativas de modernização.
As
equipes de hoje podem incluir profissionais remotos e no local físico,
funcionários em tempo integral e parcial, trabalhadores contratados e muito
mais.
Ao empregar equipes híbridas, as seguradoras são capazes de manter
sua equipe interna de tempo integral e parcial engajada e produtiva, ao mesmo
tempo em que aproveitam os funcionários e as equipes de projeto durante os
momentos de necessidade. Isso pode incluir enfrentar desafios imprevistos,
gerenciar cargas de trabalho maiores ou assumir projetos especiais.
Além de contribuir para a satisfação
dos funcionários, as equipes híbridas permitem que uma organização expanda ou
diminua rapidamente o tamanho de sua força de trabalho com base nas demandas
dos negócios.
Para fazer isso com mais sucesso, é importante ter um plano
de recursos humanos abrangente que leve em consideração várias circunstâncias
potenciais.
Por exemplo, se sua organização conquistar novos negócios, sua
equipe de RH interna pode não ter capacidade para fazer um grande número de
contratações de tempo integral em um período de tempo curto.
Profissionais
temporários podem ajudá-lo a atender às demandas urgentes enquanto você recruta
para cargos mais permanentes.
Se você estiver passando por iniciativas de
modernização, os trabalhadores contratados que estão familiarizados com as
novas tecnologias podem ajudar a manter a produtividade enquanto sua equipe
interna aumenta.
Além disso, o ambiente de trabalho
remoto fornece acesso a talentos que podem não estar disponíveis na região
geográfica de sua organização.
Especialmente para funções atuariais mais
especializadas, sua busca pode ser limitada se uma presença física for
necessária.
No ambiente de trabalho remoto de hoje, você pode expandir seu
conjunto de talentos além de seu próprio quintal e alcançar indivíduos
altamente qualificados que podem se integrar perfeitamente com sua equipe.
- Gerenciando efetivamente uma equipe combinada
Para colher os benefícios de uma
força de trabalho híbrida, as organizações devem se articular e adotar novas
formas de operar.
Os gerentes devem liderar com intenção e gerenciar uma
variedade de estilos. É fundamental que todos os funcionários possam
trabalhar juntos de maneira coesa e bem organizada, estejam eles no escritório
ou remotamente, trabalhando em horários tradicionais ou em regime de meio
período.
Ao planejar com antecedência e focar na comunicação
personalizada, os líderes atuariais podem ajudar a garantir que suas equipes
sejam eficientes e produtivas.
Seja aberto com seu time ao adicionar
funcionários e fazer ajustes na composição da equipe. Pergunte aos
funcionários atuais sobre seus pontos fracos e as áreas em que eles poderiam se
beneficiar com um suporte adicional.
Compartilhe como as funções e
responsabilidades dos novos membros da equipe contribuirão para o sucesso geral
da equipe e trate diretamente de quaisquer hesitações ou preocupações.
Quando novos funcionários se juntarem
à equipe – sejam funcionários permanentes em tempo integral ou contratados de
curto prazo – é importante ter um plano de integração claro em
vigor.
Prepare-os para o sucesso designando membros da equipe para ajudar
a responder a quaisquer perguntas e fazer as apresentações
necessárias.
Especialmente em um ambiente virtual, é importante ter um
cronograma de integração e treinamento bem definido e estabelecer expectativas
claras sobre comunicação e produtividade.
Ao trabalhar com pessoas em vários
locais geográficos, ambientes e horários de trabalho, é importante considerar
como seu estilo de comunicação pode precisar se adaptar.
Quais são as
melhores maneiras de compartilhar informações e discutir os objetivos do
projeto?
Seus funcionários se sentem incluídos como parte da
equipe?
Existem outras maneiras de compartilhar informações que podem ser
mais eficazes?
Esteja aberto a comentários e aceite que talvez seja
necessário tentar algumas táticas diferentes para encontrar aquela que funciona
melhor para as necessidades de sua equipe.
- Habilidades necessárias no ambiente de hoje
Fortes habilidades matemáticas e
analíticas são vitais para os atuários, mas há uma série de habilidades não
funcionais que irão destacar os indivíduos mais bem-sucedidos.
A
capacidade de falar sobre dados e transmitir informações de forma eficaz e
didática para uma variedade de públicos é de extrema importância.
Habilidades
humanas, como empatia e comunicação, permitem que os atuários e aqueles em
outras funções de gerenciamento de risco forneçam conceitos técnicos de uma
forma que tem maior probabilidade de ser absorvida com as partes interessadas e
inspirar ações.
À medida que as expectativas e
prioridades mudam, características como agilidade e coragem são essenciais para
navegar com sucesso em territórios incertos.
A capacidade de colaboração
também é importante, pois os atuários devem ser capazes de trabalhar de forma
eficaz com os membros de suas equipes e outras unidades de negócios.
A
construção de relacionamentos entre departamentos, uma mentalidade de resolução
de problemas e inteligência emocional também são características altamente
desejadas pelos atuários de hoje.
- Construindo culturas híbridas positivas
Focar na comunicação transparente e
frequente ajuda a construir confiança e relações de trabalho
fortes. Incentive o uso de plataformas de videoconferência para recriar a
experiência face a face.
Especialmente no clima atual, os gerentes devem
reservar tempo para ouvir de forma proativa as preocupações dos funcionários e
com empatia.
Promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e
pergunte como seus funcionários estão se saindo em um nível mais pessoal.
O desenvolvimento da carreira ainda é
importante para a maioria dos profissionais durante a pandemia.
Mostre a
seus funcionários que você está comprometido com o progresso deles, mesmo em um
ambiente virtual.
Apoie programas de treinamento e educação suplementares,
crie metas de carreira sólidas e considere oportunidades de
orientação.
Ajude a expô-los a uma variedade de líderes dentro da
organização e discuta rotineiramente seu progresso para alcançar seus
objetivos.
Além disso, os líderes devem ajudar os
funcionários a se sentirem responsáveis por seu papel no sucesso da empresa.
Os
funcionários temporários e em regime de meio período devem ser incluídos em
todas as ligações da equipe e imersos na cultura da sua empresa.
Fora das
reuniões padrão, considere agendar almoços ou happy hours no Zoom para fornecer
as interações informais que aconteciam anteriormente no ambiente do escritório.
As forças de trabalho híbridas vieram
para ficar. Cabe aos líderes atuariais construir uma estratégia de
talentos que abranja suas capacidades e envolva todos os
funcionários.
Considere várias circunstâncias e cargas de trabalho,
concentre-se em criar um ambiente de trabalho positivo e seja comprometido com
seu gerenciamento.
Uma força de trabalho combinada e um ambiente de
trabalho flexível podem ser a chave para garantir que sua organização permaneça
competitiva e prospere em tempos incertos.
Fonte: The Actuary Magazine
Tradução livre ASSISTANTS