Gerenciando Equipes em Tempos Incertos


Gerenciando Equipes em Tempos Incertos

Uma força de trabalho híbrida e um ambiente de trabalho flexível estão se tornando a regra

O cenário de recursos humanos está passando por uma série de mudanças. 

Projetos de modernização em andamento, avanços tecnológicos e um clima econômico tumultuado estão afetando a forma como as consultorias, seguradoras e operadoras de saúde – e seus departamentos atuariais – operam. 

As equipes híbridas, que alavancam uma variedade de tipos de empregos, estão se tornando a regra, à medida que as organizações adotam novas formas de trabalhar.

No entanto, embora os ambientes de trabalho pareçam muito diferentes do que no início do ano, o mercado de trabalho de seguros permaneceu relativamente forte. 

Em setembro, o Bureau of Labor Statistics (BLS) relatou uma taxa de desemprego de 4,2% para seguradoras e atividades relacionadas, e 7,9% para a economia geral dos EUA. 

Embora o seguro-desemprego seja maior do que no início do ano (quando caiu para apenas 1%), o setor está continuamente criando empregos. 

Em setembro tiveram 8.500 vagas a mais do que os números pré-pandemia de fevereiro, e o BLS relata que há quase 22.000 pessoas a mais trabalhando na indústria de seguros do que há apenas um ano.

É provável que esse impulso continue. No Estudo de Perspectivas de Trabalho de Seguros (tradição) do terceiro trimestre de 2020 conduzido pelo The Jacobson Group e Aon, 83% das seguradoras disseram que planejam aumentar ou manter o tamanho de suas equipes nos próximos 12 meses. 

Além disso, os entrevistados indicaram que oito das 11 funções pesquisadas se tornaram pelo menos um pouco mais difíceis de recrutar em comparação com apenas 12 meses atrás. 

As posições atuariais foram relatadas como as funções mais difíceis de preencher, seguidas por analistas e área de tecnologia. Das seguradoras que planejam aumentar a equipe atuarial, atuários experientes são os mais procurados, seguidos por profissionais iniciantes.

Embora o mercado segurador não tenham sofrido demissões em massa ou paralisações diretas que ocorreram em muitos outros setores durante a pandemia da COVID-19, o cenário está mudando. 

O trabalho remoto se tornou comum e, de acordo com o estudo, a maioria das seguradoras planeja continuar oferecendo acordos de trabalho flexíveis, mesmo após a reabertura dos escritórios físicos.

No ambiente atual, estamos vendo uma mudança nos candidatos; indivíduos estão procurando organizações que levem em consideração suas necessidades pessoais, ao mesmo tempo que proporcionam a oportunidade de se destacar profissionalmente. 

Opções de trabalho virtual e horários flexíveis não são apenas desejados, mas esperados. É fundamental que as organizações estejam equipadas para gerenciar uma variedade de necessidades sem sacrificar a produtividade e a eficiência.

  • Benefícios de uma força de trabalho híbrida

Mesmo antes da pandemia, as equipes híbridas eram essenciais para ajudar as organizações a gerenciar cargas de trabalho variáveis, projetos especiais e iniciativas de modernização. 

As equipes de hoje podem incluir profissionais remotos e no local físico, funcionários em tempo integral e parcial, trabalhadores contratados e muito mais. 

Ao empregar equipes híbridas, as seguradoras são capazes de manter sua equipe interna de tempo integral e parcial engajada e produtiva, ao mesmo tempo em que aproveitam os funcionários e as equipes de projeto durante os momentos de necessidade. Isso pode incluir enfrentar desafios imprevistos, gerenciar cargas de trabalho maiores ou assumir projetos especiais.

Além de contribuir para a satisfação dos funcionários, as equipes híbridas permitem que uma organização expanda ou diminua rapidamente o tamanho de sua força de trabalho com base nas demandas dos negócios. 

Para fazer isso com mais sucesso, é importante ter um plano de recursos humanos abrangente que leve em consideração várias circunstâncias potenciais. 

Por exemplo, se sua organização conquistar novos negócios, sua equipe de RH interna pode não ter capacidade para fazer um grande número de contratações de tempo integral em um período de tempo curto. 

Profissionais temporários podem ajudá-lo a atender às demandas urgentes enquanto você recruta para cargos mais permanentes. 

Se você estiver passando por iniciativas de modernização, os trabalhadores contratados que estão familiarizados com as novas tecnologias podem ajudar a manter a produtividade enquanto sua equipe interna aumenta.

Além disso, o ambiente de trabalho remoto fornece acesso a talentos que podem não estar disponíveis na região geográfica de sua organização. 

Especialmente para funções atuariais mais especializadas, sua busca pode ser limitada se uma presença física for necessária. 

No ambiente de trabalho remoto de hoje, você pode expandir seu conjunto de talentos além de seu próprio quintal e alcançar indivíduos altamente qualificados que podem se integrar perfeitamente com sua equipe.

  • Gerenciando efetivamente uma equipe combinada

Para colher os benefícios de uma força de trabalho híbrida, as organizações devem se articular e adotar novas formas de operar. 

Os gerentes devem liderar com intenção e gerenciar uma variedade de estilos. É fundamental que todos os funcionários possam trabalhar juntos de maneira coesa e bem organizada, estejam eles no escritório ou remotamente, trabalhando em horários tradicionais ou em regime de meio período. 

Ao planejar com antecedência e focar na comunicação personalizada, os líderes atuariais podem ajudar a garantir que suas equipes sejam eficientes e produtivas.

Seja aberto com seu time ao adicionar funcionários e fazer ajustes na composição da equipe. Pergunte aos funcionários atuais sobre seus pontos fracos e as áreas em que eles poderiam se beneficiar com um suporte adicional. 

Compartilhe como as funções e responsabilidades dos novos membros da equipe contribuirão para o sucesso geral da equipe e trate diretamente de quaisquer hesitações ou preocupações.

Quando novos funcionários se juntarem à equipe – sejam funcionários permanentes em tempo integral ou contratados de curto prazo – é importante ter um plano de integração claro em vigor. 

Prepare-os para o sucesso designando membros da equipe para ajudar a responder a quaisquer perguntas e fazer as apresentações necessárias. 

Especialmente em um ambiente virtual, é importante ter um cronograma de integração e treinamento bem definido e estabelecer expectativas claras sobre comunicação e produtividade.

Ao trabalhar com pessoas em vários locais geográficos, ambientes e horários de trabalho, é importante considerar como seu estilo de comunicação pode precisar se adaptar. 

Quais são as melhores maneiras de compartilhar informações e discutir os objetivos do projeto? 

Seus funcionários se sentem incluídos como parte da equipe? 

Existem outras maneiras de compartilhar informações que podem ser mais eficazes? 

Esteja aberto a comentários e aceite que talvez seja necessário tentar algumas táticas diferentes para encontrar aquela que funciona melhor para as necessidades de sua equipe.

  • Habilidades necessárias no ambiente de hoje

Fortes habilidades matemáticas e analíticas são vitais para os atuários, mas há uma série de habilidades não funcionais que irão destacar os indivíduos mais bem-sucedidos. 

A capacidade de falar sobre dados e transmitir informações de forma eficaz e didática para uma variedade de públicos é de extrema importância. 

Habilidades humanas, como empatia e comunicação, permitem que os atuários e aqueles em outras funções de gerenciamento de risco forneçam conceitos técnicos de uma forma que tem maior probabilidade de ser absorvida com as partes interessadas e inspirar ações.

À medida que as expectativas e prioridades mudam, características como agilidade e coragem são essenciais para navegar com sucesso em territórios incertos. 

A capacidade de colaboração também é importante, pois os atuários devem ser capazes de trabalhar de forma eficaz com os membros de suas equipes e outras unidades de negócios. 

A construção de relacionamentos entre departamentos, uma mentalidade de resolução de problemas e inteligência emocional também são características altamente desejadas pelos atuários de hoje.

  • Construindo culturas híbridas positivas

Focar na comunicação transparente e frequente ajuda a construir confiança e relações de trabalho fortes. Incentive o uso de plataformas de videoconferência para recriar a experiência face a face. 

Especialmente no clima atual, os gerentes devem reservar tempo para ouvir de forma proativa as preocupações dos funcionários e com empatia. 

Promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e pergunte como seus funcionários estão se saindo em um nível mais pessoal.

O desenvolvimento da carreira ainda é importante para a maioria dos profissionais durante a pandemia. 

Mostre a seus funcionários que você está comprometido com o progresso deles, mesmo em um ambiente virtual. 

Apoie programas de treinamento e educação suplementares, crie metas de carreira sólidas e considere oportunidades de orientação. 

Ajude a expô-los a uma variedade de líderes dentro da organização e discuta rotineiramente seu progresso para alcançar seus objetivos.

Além disso, os líderes devem ajudar os funcionários a se sentirem responsáveis ​​por seu papel no sucesso da empresa. 

Os funcionários temporários e em regime de meio período devem ser incluídos em todas as ligações da equipe e imersos na cultura da sua empresa. 

Fora das reuniões padrão, considere agendar almoços ou happy hours no Zoom para fornecer as interações informais que aconteciam anteriormente no ambiente do escritório.

As forças de trabalho híbridas vieram para ficar. Cabe aos líderes atuariais construir uma estratégia de talentos que abranja suas capacidades e envolva todos os funcionários. 

Considere várias circunstâncias e cargas de trabalho, concentre-se em criar um ambiente de trabalho positivo e seja comprometido com seu gerenciamento.

Uma força de trabalho combinada e um ambiente de trabalho flexível podem ser a chave para garantir que sua organização permaneça competitiva e prospere em tempos incertos.

Fonte: The Actuary Magazine

Tradução livre ASSISTANTS

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