Doutora Andrea de Lemos, diretora da empresa Assist
Care, que está inscrita no aplicativo Docway
Um grupo de novas empresas quer usar
a tecnologia para trazer de volta a tradição da visita de médico em casa.
Inspiradas no funcionamento do Uber, as startups Docway, Beep Saúde e Dr.Vem!
oferecem o serviço de solicitação de consultas a partir de aplicativos e sites.
Nos serviços, o paciente pode ver
currículos de médicos cadastrados, os horários de atendimento que eles têm
disponíveis e a distância dos profissionais até o cliente. Cada médico decide o
preço que cobra por consulta.
Com isso, as startups afirmam
oferecer um atendimento mais cômodo para pacientes, de um lado, e uma fonte de
renda complementar para os médicos, de outro. Vander Corteze, fundador do Beep
Saúde (lançado em abril e com 750 profissionais ativos), afirma que o serviço
tem como objetivo tirar do pronto-socorro pacientes com problemas fáceis de
serem tratados, que não precisariam ir para lá enfrentar filas e risco de
contaminação por doenças mais graves. Esse foi o motivo que fez a arquiteta
Rebeca Murad, 39, chamar um otorrino via aplicativo para sua filha.
Murad, que mora em São Luís, no
Maranhão, diz que, durante uma visita a São Paulo, em julho, a criança, de
quatro anos, ficou com febre. Ela afirma que preferiu esperar um profissional
atendê-la na casa da sogra a enfrentar filas em hospital.
A maioria dos usuários dos “Ubers da
medicina” é de pais e mães em busca de pediatras, seguidos por parentes de
idosos com dificuldade de locomoção, diz Daniel Lindemberg, presidente da
Dr.Vem!. A empresa foi lançada em janeiro deste ano e, com cerca de 140
médicos, faz aproximadamente 200 atendimentos em domicílio ao mês.
Mas o doutor vai?
Mas os médicos estão mesmo dispostos
a deixar de esperar os pacientes nos consultórios para ir atrás deles?
Difícil, se considerados os
profissionais mais qualificados e experientes, segundo Marcelo Augusto Ribeiro
Junior, coordenador do curso de medicina da Unisa. “Eles dificilmente vão se
sujeitar a isso. Quem vai se cadastrar é alguém que ainda não tem uma
clientela.”
A médica Andrea de Lemos Santos, 43,
pensa diferente. Diretora técnica de uma empresa de home care, ela afirma fazer
em casa duas vezes por semana consultas que recebe a partir de aplicativos. Ela
diz que o atendimento é feito principalmente fora do horário comercial, para
ter uma fonte de renda complementar. “O aplicativo dá liberdade de, dentro do
tempo disponível, organizar os atendimentos de modo prático.”
BEEP SAÚDE
Onde funciona: Rio e SP
Médicos ativos: 750
Diferencial: conexão com o Uber para
o transporte do médico
DR.VEM!
Onde funciona: SP
Médicos ativos: 140
Diferencial: site que se adapta a
dispositivos móveis
DOCWAY
Onde funciona: Curitiba, BH, Manaus e
SP
Médicos ativos: 1.700
Diferencial: oferece vacinas
Fonte: site ASSISTANTS
Consultoria Atuarial