EDUCAÇÃO
PREVIDENCIÁRIA MUITO ALÉM DO MARKET SHARE
Tempos curiosos!!!
Depois de 2008, quando a Educação
Previdenciária foi formalizada no Brasil, muitas foram as ações sérias que se
somaram para disseminar esse conhecimento e apoio à decisão.
Hoje, qualquer
busca do tema no Youtube traz resultados de todas as naturezas: desde
consultoria teenager até mesmo coach espiritual combinando orientação com
discursos apologéticos sobre enriquecimento e prosperidade.
É a concorrência disputando - além do
market share - também o pocket share, o mind share, o heart share do cliente.
Há incontáveis campanhas
publicitárias de bancos e fintechs que, em horário nobre, utilizam todos os
apelos para chamar o público: recall da poupança, portabilidade de plano de
previdência, taxa zero de gestão, plano de capitalização para milionários.
A
fintech do grupo UOL associou conta remunerada com APP que oferece ao cliente
rentabilidade de 103% da poupança e ainda compra de créditos para UBER, SPOTFY,
Google Play e celular. BASTA INSTALAR O APP!!!! O fato é: mais do que
agressiva, a concorrência tornou-se criativa, prática, inovadora.
Modelos personalizados
O SEMINÁRIO PLANOS INSTITUÍDOS E
SETORIAS, promovido pela SUPORTE, entre outros aspectos, apresenta práticas e
estratégias autorais, como a QUANTA que, para concorrer no mercado, destina 40%
do orçamento para Tecnologia da Informação, 40% para Comunicação e 20% para as
demais demandas da gestão.
Já a Fundação COPEL tem metas para
ampliar o PrevCash em todo o Brasil, com o objetivo de atender todos os
interessados em utilizar o APP que dá acesso a uma rede conveniada de empresas
parceiras. Participantes e Assistidos ainda convertem um percentual do consumo em
crédito para a conta individual de poupança previdenciária.
É consumo sem renúncia transformado
em poupança de longo prazo!
Há modelos mais convencionais de
Programas de Educação Previdenciária, com demandas crescentes e que ganham
sistematização e resultados.
O Programa 4 Gerações, da PRhosper,
leva informações qualificadas a um público cada vez maior. A iniciativa conta
com Portal, Revista e a Academia, com palestras presenciais e treinamentos
online. O conteúdo busca desenvolver habilidades nos mais diversos temas de
finanças e previdência.
Os Encontros Semestrais EMBRAER PREV
– sempre nos meses de maio e novembro – estão em sua 13ª edição, disseminando
orientações sobre adesão, perfil de investimento, aceleradores de formação de
patrimônio (aumento de percentual de contribuição e contribuição extraordinária
do Participante e do Assistido, portabilidade), forma de recebimento do
benefício, cenários econômicos, qualidade de vida e cultura previdenciária.
Em contrapartida, segundo dados
divulgados no 40º Congresso Brasileiro de Previdência Complementar, cerca de
30% das Entidades Fechadas sequer têm site ou outro tipo de presença digital.
De qualquer forma, nossa expectativa agora é que, com urgência, esse desafio
seja superado.
Mais do que isso: surjam movimentos convergentes para que novas
versões de simuladores, com comparativos sofisticados e eficientes, demonstrem
para o cliente, Participantes e Assistidos como a escolha por um Plano Fechado
de Previdência Complementar (patrocinado, setorial, instituído, familiar) é
diferenciada – desde o relacionamento até o resultado final: o recebimento do
benefício.
Nestes tempos de tudo junto e
misturado, Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência – simuladores
parametrizados para buscar, combinar e comparar planos do mercado com planos
fechados são mais do que demanda, mais do que prestação de serviço de utilidade
pública.
No futuro imediato, vão se configurar como instrumentos de apoio à
cidadania e uma forma inquestionável de fazer Educação Financeira e Previdenciária.