Errar
é humanos, mas pequenos descuidos podem custar muito caro para o consumidor
Pequenos descuidos ou desatenções podem custar muito
caro para o consumidor. Talvez o principal deles seja não conferir atentamente
todas as contas – em bares, restaurantes e supermercados etc.
Quem atende a dezenas de pessoas pode errar, é humano,
mas não é necessário nem justo que você pague por isso.
Às vezes, o erro é muito provável: por exemplo, quando
há equívoco na entrega de produto ou bebida. Você reclama, o garçom troca e os
dois débitos continuam em seu nome. Pode ocorrer, também, pela desatualização
de alguma promoção no supermercado ou loja (entra o preço antigo, sem
desconto).
Passe pente-fino, também, nas contas mensais de
telecomunicações
(celular, acesso à banda larga, TV por assinatura), luz,
condomínio, gás, plano de saúde etc -
Mas, acima de tudo, antes de usar um serviço, calcule se
os valores cobrados são os mais adequados às suas necessidades. Explico:
estacionamentos, por exemplo, podem ser cobrados somente por hora, ou também
por intervalos de 30 minutos após a primeira hora cheia. Suponhamos que uma
garagem cobre R$ 25,00 pela primeira hora, e que cada meia-hora adicional custe
mais 10,00. Para estacionar uma hora e meia, então, serão R$ 35,00. Em outro
local, o preço parece melhor: R$ 20,00 a primeira hora. Mas, como não há valor
fracionado, uma hora e meia custará R$ 40,00.
Também há situações em que ofertas não valem a pena,
pois os produtos perderão a validade antes de ser consumidos. Só compre kits de
produtos não perecíveis ou com prazo de validade mais longo.
Se quiser aproveitar produtos mais baratos próximos ao
vencimento (a loja é obrigada a informar claramente esta condição), avalie se
conseguirá consumi-los a tempo.
Além disso, uma promoção não se justifica se o desconto
de 15%, por exemplo, for aplicado sobre um preço recentemente reajustado em
20%, artimanha comum em pretensas liquidações.
Antes de ir às compras, portanto, compare preços. Faça
isso com uma semana de antecedência, pelo menos, em promoções como Black
Friday, na quarta sexta-feira de novembro, que este ano será no dia 23.
Passe pente-fino, também, nas contas mensais de
telecomunicações (celular, acesso à banda larga, TV por assinatura), luz,
condomínio, gás, plano de saúde etc. Qualquer erro, por menor que seja, vai
impactar seu orçamento. Na dúvida sobre algum item cobrado, ligue para a
operadora e exija explicações. E verifique periodicamente o extrato da
conta-corrente bancária.
Todas essas cautelas, nunca é demais enfatizar, implicam
tempo, artigo escasso no mercado. Mas são importantes para poupar algo ainda
mais raro: dinheiro na conta-corrente.
Então,
no lazer e nas compras semanais, ao estacionar o carro ou escolher legumes e
frutas na feira, bem como no pagamento de boletos, faça as contas direitinho.
Suas finanças agradecerão.
Maria
Inês Dolci - advogada especialista em
direitos do consumidor, foi coordenadora da Proteste (Associação Brasileira de
Defesa do Consumidor).
Fonte:
coluna jornal FSP