6 temas tecnológicos para acompanhar em 2018


Vivemos um momento com grandes avanços ocorrendo em uma velocidade nunca antes vista, e que continuarão provocando grandes mudanças em nossa sociedade. Pensando no novo ano que se inicia, elaborei uma lista de 6 temas que devem estar em pauta no mundo da tecnologia. Escala, velocidade e eficiência serão a grande motivação. Veja o que vem por aí.

  1. Computação quântica

Em 2017, começamos a ouvir falar de computação quântica como uma possibilidade real. Ela será a próxima grande revolução tecnológica. Apesar de ainda estar engatinhando, em 2018 ouviremos falar muito mais sobre ela. Que diferença ela tem em relação à computação convencional? Imagine um labirinto enorme, com várias entradas. Para descobrir o menor caminho até a saída, um computador comum começaria por uma entrada, bateria numa parede, voltaria ao início, buscaria outra entrada, outra parede, recomeçando sempre até esgotar suas opções. A resposta seria encontrada, mas levaria tempo. Já um computador quântico poderia testar todas as entradas no labirinto simultaneamente, descobrindo a saída muito mais depressa.

 Os computadores quânticos serão capazes de resolver os problemas mais desafiadores da humanidade, como prever as consequências das mudanças climáticas. Acelerando essa revolução e reforçando o nosso compromisso de democratizar tecnologia, no início de dezembro a Microsoft lançou o preview gratuito do Kit de Desenvolvimento Quântico, que inclui linguagem de programação, simulador, bibliotecas e tutoriais para os desenvolvedores poderem se familiarizar com a computação quântica e ficarem prontos para ela.

2. Chips reprogramáveis

 

Veremos a ascensão de novas tecnologias que prometem aumentar ainda mais o desempenho computacional da nuvem, algo fundamental para aplicações complexas de IA. Uma tendência que merece destaque é o chip reprogramável, ou tecnicamente falando, FPGA (Field Programmable Gateway Array). Em uma demonstração, usamos esse tipo de processamento em um supercomputador para traduzir o volumoso romance Guerra e Paz, de Liev Tolstói, do russo para o inglês. O que tomaria anos para um ser humano foi feito em apenas dois segundos e meio. 

A Microsoft está incorporando FPGAs na plataforma de nuvem Azure. Os chips reprogramáveis tornam o processamento na nuvem mais rápido e eficiente porque é possível escrever algoritmos diretamente no hardware, em vez de usar um software como intermediário. Além disso, um FPGA pode ser reprogramado para responder a um avanço em IA ou para atender a outro tipo de necessidade inesperada em um data center.  

3. Lagos de dados (Data Lakes)

 

No mundo da Inteligência Artificial, dados são o novo petróleo, o recurso mais valioso. E as empresas precisam que os dados estejam organizados para extrair o máximo de informação inteligente para o negócio. Por isso, veremos uma intensa atividade na "cozinha" das áreas de tecnologia em 2018, que terão a missão de limpar e organizar dados para futuras aplicações. A Microsoft criou o Azure Data Lake, um método de armazenamento que inclui os recursos necessários para dar a desenvolvedores, cientistas de dados e analistas a possibilidade de guardar volumes de dados de qualquer tamanho e forma, além de realizar todo tipo de processamento e análise em diferentes plataformas e linguagens. Trata-se de um salto de produtividade e escalabilidade, que dará aos profissionais de tecnologia a possiblidade de desenvolver aplicações de Inteligência Artificial na velocidade que o mercado exige. Quem não fizer isso, ficará para trás. 

 

4. Aplicações inteligentes para o bem

A Inteligência Artificial (IA) pode contribuir muito para a sustentabilidade. No início de dezembro anunciamos a ampliação do nosso programa AI for Earth com o compromisso de aplicar 50 milhões de dólares em cinco anos para colocar a IA à disposição de indivíduos e organizações que trabalham para proteger nosso planeta. Já temos em andamento projetos de IA na nuvem para melhorar a eficiência elétrica dos edifícios, produzir alimentos com menos água, e até colher mais ostras a partir de predições sobre as chuvas. Na Microsoft, acreditamos que a IA será um multiplicador de força na criação de soluções sustentáveis. 

 

5. Blockchain nas empresas

Nascida nas transações com moedas virtuais, a tecnologia de Blockchain vem evoluindo para uma plataforma de transformação digital, que possibilita novas formas de transacionar praticamente qualquer coisa na velocidade e escala da nuvem. E como as transferências de propriedade são diretas, o Blockchain tem o potencial de reduzir os custos e os riscos de fraude. Cada vez mais, essa tecnologia atrai empresas dos mais variados setores, como Manufatura, Varejo e Saúde. Não é um mero palpite. A Microsoft vem trabalhando nessa tecnologia desde novembro de 2015, com a missão de fornecer plataformas e serviços abertos e escaláveis que qualquer empresa possa usar para melhorar os processos de negócios compartilhados.

 6. Cibersegurança mundial

 

Esse tema com certeza continuará na pauta: em 2018, infelizmente veremos ameaças digitais ainda mais sofisticadas. Desse ponto de vista, 2017 pode ser considerado um marco na segurança computacional. Em maio ocorreu o ataque do ramsonware WannaCry, que afetou serviços públicos e empresas em cerca de 150 países ao bloquear mais de 200 mil computadores e exigir resgate em bitcoins para liberá-los. Já sabemos que existem governos usando armas cibernéticas para atingir cidadãos de outros países. Por isso, o presidente da Microsoft, Brad Smith, propõe uma Convenção Digital de Genebra para combater o cibercrime, com as nações trabalhando juntas e ajudando o setor privado a responder aos ataques e protegendo as pessoas e as empresas. Em meados de dezembro, a Microsoft e outros integrantes da comunidade de segurança mundial conseguiram interromper a ação de um malware e reforçar as defesas do Windows. Foi uma importante ação global para ajudar a manter a internet a salvo de ameaças. Estaremos prontos para proteger nossos clientes.

 O mundo da tecnologia é incrível e não se resume a apenas seis temas. Os pontos acima são a minha reflexão para este ano que se inicia. Na sua opinião, quais serão os principais assuntos tecnológicos em 2018? Deixe seu comentário. E que nesse novo ano possamos todos fazer mais a partir da tecnologia.

Paula Bellizia – general manager at Microsofr Brazil.

 

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br